Páginas

sábado, 27 de julho de 2013

Totvs RM Solum - As grandes construtoras usam...

Comumente ando em muitas construtoras nesse Brasil, desde o Acre até o Rio de Janeiro, posso afirmar que já vi todo tipo de sistema possível e imaginário para a se controlar uma empresa do tipo INCORPORADORA como também CONSTRUTORA e dentre todos os que eu já vi o Totvs RM Solum ainda é o mais robusto e confiável.

Quando falo confiável estou incluindo toda a empresa dona do sistema e seu agregado com suporte, melhorias e confiança. Atualmente a Totvs é a maior empresa de tecnologia da América Latina e seu legado e robustez dão credibilidade ao software utilizado dentro das empresas. Claro que temos que medir a questão do software e a forma como ele foi implantado e qual a empresa que o fez. Estou falando apenas da Totvs Matriz, que é a responsável pelo desenvolvimento e suporte do produto, que fique bem claro.

O Solum é um sistema robusto que controla sua obra em todos os níveis do seu desenvolvimento, ele possui desde a análise da viabilidade até a apropriação das compras nas tarefas executadas. O sistema é capaz de informar o percentual da obra executado, seu cronograma físico-financeiro com precisão, curva ABC dos seus insumos, enfim, o empresário terá sua obra "na mão".

Vocês devem estar se perguntando quais empresas utilizam o sistema Solum em sua plenitude e consegue tirar boas informações para que os executivos possam analisar de forma precisa o desenrolar da obra. Já o vi rodar em várias empresas, porém, apenas em uma, eu disse em uma, o Solum é realmente utilizado e suas informações utilizadas para que se possa tomar decisões acertadas e programas.

Então qual o problema das empresas na utilização dessa ferramenta tão boa?

Aí vai a resposta... São as pessoas, em seu setor de engenharia, que sempre é relutante em utilizar sistemas para a realização dessa tarefa. Sabem o que eles preferem? EXCEL!!! Na visão de analista de sistemas isso é um verdadeiro absurdo. Eles preferem gerar todo um orçamento em Excel para depois escrever linha a linha dentro do sistema, porque não faz diretamente no sistema? Essa pergunta eu respondo fácil, "porque esse pessoal gosta de fazer re-trabalhos, trabalhar duas vezes", é isso, não tem explicação. O setor de engenharia insiste a todo custo trabalhar dentro de planilhas, aumentando a margem de erros, e claro, também fica mais fácil de se esconder os erros.

Uma vez um grande empresário chegou a me fazer a seguinte pergunta: "Por que o Solum na minha empresa não funciona?", essa pergunta me foi feita porque ele achava que o problema era do sistema, que não estava trabalhando direito, que não gerava nada de informações para ele. Eu simplesmente respondi "O sistema não funciona aqui porque o senhor tem muita gente incompetente.", a minha resposta não poderia ser diferente. O que justifica uma empresa com 7 anos de funcionamento, hoje tem mais de 20 obras funcionando, a empresa usa toda a suite RM desde o começo, mas o Solum não roda até hoje. Qual a explicação? Incompetência. Não justifica dizer que Excel é mais rápido, é melhor, pode ser o que quiser, mas o sistema que a empresa utiliza é um só, essas pessoas deveriam ser punidas de alguma forma, não tem explicação alguma a não utilização do sistema. Então já sabem, quando vocês chegarem nas empresas por aí e verem a mesma possuir um excelente sistema de gestão e setores utilizando Excel para controles paralelos e afirmando que o sistema não funciona, afirmo com toda certeza que a incompetência paira o ambiente.

O artigo era sobre o Solum, mas acabou que mudamos um pouco o foco do mesmo por motivos justos, acredito que assim, vocês consigam abrir os olhos dentro das empresas, pois muitos parecem que são bons, mas não passam de propaganda enganosa.

Tenho certeza que se muitos empresários lessem esse meu artigos, todos, sem exceção, nesse momento estariam xingando todo seu setor de engenharia e TI.A TI porque deveria exigir de toda corporação a utilização do sistema em sua plenitude e claro, deveria dar suporte e apoio para que isso ocorra.

Vejam que não falei o nome de nenhuma empresa aqui, e nem vou falar, mas abram os olhos, controles paralelos dentro das empresas provocam desvios de informações e claro, DINHEIRO.

Até a próxima.

André Navarro



13 comentários:

  1. Desculpe-me, mas acho que você desconhece algumas realidades do sistema, você está parecendo mais um garoto propaganda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nmgomes, tenho certeza que conheço o RM Solum, assim como toda suite RM, muito mais que você. Só para o seu conhecimento, o desenvolvimento de algumas funcionalidades no Solum foram desenvolvidas dentro de clientes onde eu estava dando consultoria e sob minha responsabilidade. Acho que não devemos dar nossa opinião sobre pessoas das quais não conhecemos. Se você procurar outros posts meus irá verificar o quanto já briguei com a Totvs sobre várias questões, principalmente com a franquia aqui da cidade onde resido. Enfim, bom Carnaval.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Te provoquei para ver se você reagiria, se você estava mesmo lendo e dando a atenção ao site, pois estamos procurando uma solução e não a achamos, nem na TOTVS. Agora posso colocar uma questão que está nos incomodando e esperar ter uma resposta: A TOTVS apresenta o RM SOLUM como podendo trabalhar com os insumos do SINAPI, porém ao tentar importar de uma planilha do Excel, pois o que baixamos da CEF em PDF não é importável, estamos tendo vários problemas e mensagens de erro, como coluna não tem valor, que não esclarece onde está o erro nem resolve o problema. Estamos vencendo obstáculo por obstáculo, mas não estamos avançando neste quesito de importar os insumos do SINAPI, e sabemos que quando vencermos todos os erros, teremos de refazer este trabalho na nova edição dos índices do SINAPI. A questão então é: ___ Como pode ser resolvido de forma segura e estável, a importação dos índices do SINAPI? Esta foi uma pergunta simples feita para a TOTVS e eles querem responder erro a erro, sem esclarecer como o produto lida com esta importação, o sistema mostra uma tela simples onde você diz em que coluna está o que, mas esta importação não funciona, e eles não têm um procedimento para fazer deste processo um processo seguro e estável.
      Obrigado, bom carnaval para você também, isto pode ficar para depois do carnaval, vamos relaxar, pois de stress chega o RM SOLUM.

      Excluir
    4. Caro mmgomes, toda importação da Totvs existe um layout predefinido, a primeira coisa que você precisa fazer é saber se a planilha que você gerou está no layout correto. Segundo, existe no sistema os CONCEITOS, dentro de Integração na nova MDI, lá podemos popular tabelas do RM com informações que estão em planilhas ou arquivos textos, por exemplo. Não sei se, nesse caso, se aplica. Mas não custa nada tentar.

      Excluir
    5. Desenvolvi um aplicativo conversor de PDF do Sinapi para Excel importável no RM Solum. Talvez ajude.

      Excluir
    6. Isaac, hoje em dia, na verdade já fazem mais de 2 anos, que não dou consultoria em clientes que são construtoras, porém, se alguém tiver essa necessidade, informarei que você possui essa solução. Obrigado pelo contato.

      Excluir
  2. Caro André,
    Seu post é sincero e correto. Obrigado pela contribuição.
    Concordo com 100% das suas colocações.
    Porém essa visão não resolve a grande questão daqueles que desejam o sucesso da implantação.
    Identificar as deficiências nos processos ou a incapacidade profissional é uma tarefa simples para aqueles que possuem uma visão sistêmica e integrada, como você possui.
    Porém, transmitir essa visão e transformar uma equipe, ou até mesmo toda uma empresa, é o grande desafio.
    Na minha opinião, os profissionais que julgam mal o sistema e usam controles paralelos, os fazem por desconhecimento do novo.
    Já conheci profissionais extremamente competentes que tinham receio da mudança, não se sentiam confiantes no novo cenário. Isso não os tornava incompetentes.
    Entendo que existem outras condições, usualmente negligenciadas, nos projetos que geram esse cenário caótico do mercado brasileiro.
    Ou seja, a culpa não é nem do sistema e nem do usuário. A culpa é do projeto.
    O Solum é uma ferramenta muito confiável e adequada ao mercado brasileiro, mas a sua implantação é melindrosa, quase sempre fracassa.
    Grandes e médias construtoras que conheci, que utilizam esse módulo de forma completa, investiram na aproximação da área de engenharia ao projeto, capacitação, gestão da mudança e patrocínio da alta gestão.
    Aos poucos as resistências foram quebradas e as planilhas de excel foram abandonadas.
    É um processo moroso e demanda muito trabalho, mas o resultado é incomensurável.
    De qualquer forma, compreendo completamente sua "revolta", já passei por isso e ainda passo.
    Parabéns pelo blog e sucesso!
    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique,

      Primeiro gostaria de agradecer seu contato e suas palavras. Depois gostaria de dizer que no post não tem nenhuma "revolta" até porque são apenas observações e alguns relatos vistos dentro e fora das empresas.

      Muito obrigado mais uma vez pelos comentários e espera que ele tenha alertado para outras pessoas que passam pelos problemas relatados no post e pelos seus comentários.

      Até mais.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Existe alguma apostila ou material de apoio para o módulo RM Solum? Quero aprender para botar em prática na construtora onde trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem, a Totvs é que tem. Mas a melhor maneira de aprender é ter consultores certos e competentes. Implantar do zero esse módulo sem acompanhamento é arriscado demais.

      Excluir