Páginas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Reunião Totvs BH - Parte 02

A reunião na Totvs BH foi muito proveitosa. Eu tirei praticamente todas as minhas dúvidas com relação a todos os problema que a Magis enfrentou nos últimos 4 meses. Depois de bastante conversa chegamos a conclusão de que o problema estava nos processos e não na qualidade do suporte, sem falar que outras observações foram feitas porque usamos nosso ambiente no Datacenter.

Sobre o suporte, vi que a Totvs está se estruturando, tanto a nível de pessoal quanto a nível de sistema, todo o suporte de todos os produtos estão unificados agora, embora que para esse processo ainda tenha muita coisa a se ajustar, principalmente no novo portal.

Me foi falado sobre vários assuntos, sistemas, onde a Totvs quer chegar em 2011, etc. A nova arquitetura do Totvs RM ficará simplesmente fantástica, muitas novidades, muitas integrações de telas, funções, algumas customizações, mesmo que pequenas, já estão disponíveis através da função de "workflow" que é bastante poderosa. Muita coisa irá mudar.

Eu sai da Totvs BH com outra visão. Fiquei bastante confiante com relação ao suporte principalmente com a unificação do portal que existirá prioridades para os chamados, o chamado aberto pelo portal terá um peso maior (será mais prioritário) que o aberto via telefone, isso já é um critério de análise. Quando esse portal estiver completamente funcional, pois ainda está funcionando meio que na pressão, estou acreditando que a qualidade do suporte melhorará muito sem falar em todo o histórico que atualmente é apenas por e-mail.

Uma outra descoberta importantíssima para mim foi que quando a Totvs libera uma versão tida como "específica" essa versão não passa pelo controle de qualidade, disso eu realmente não sabia e explica muitos dos problemas que passamos. Isso mostra a importância de termos um ambiente de testes para, na verdade, avaliarmos esse tipo de versão. Um outro dado importante é que mensalmente são liberados "patches" de correção que muitas vezes nem ficamos sabendo, nem para que serve, nem o que corrige. Vamos ficar atentos a partir de agora.

Tive uma pequena apresentação do Solum e do SGI na versão 11.20, que sairá no próximo mês. No Solum duas principais novidades são as mais importante. São elas:
  1. Visão Gerencial do Projeto e Visão detalhada.
  2. O orçamento será integrado com o Nucleus.
No SGI a principal mudança é o final do reorganizador de parcelas, essa funcionalidade será feita apenas através de aditivos. A explicação dessa mudança é exatamente manter o histórico de todas as alterações realizadas nas parcelas dos clientes.

Agora, a principal notícia que tive em BH é que a Totvs possui SLA. Simplesmente fantástico e acredito que dependendo da SLA a Magis o contratará. Só em ter um atendimento diferenciado, quem vai lhe atender está num nível maior que os atendentes de suporte normal, seu tratamento é diferenciado, você tem um tempo de resposta definido, bem mais organizado, enfim, vou buscar uma proposta dessas para melhorar a vida da Magis.

Acredito que falei tudo...

Amanhã é a vez da minha reunião com o Datacenter em SP.

Aguardem notícias...

4 comentários:

  1. Olá André, achei muito proveitoso o seu relato sobre a reunião. Como clientes estamos nos sentindo muito prejudicados com a constante liberação de versões "soltas" e como você descreveu, sem ao menos passar pelo controle de qualidade, fazendo com que nós tenhamos que fazer o trabalho de homologadores das versões liberadas. Hoje no grupo Devry estou responsável por homologar e acompanhar os cerca de 100 atendimentos de bugs que estão abertos com na TOTVS. Usamos praticamente 15 modulos do CorporeRM e fica praticamente inviável acompanhar e homologar cada "fornada" de versão que é liberada. Grande Abraço, Dario Coelho.

    ResponderExcluir
  2. Veja também o novo post sobre a minha visita ao Datacenter. Acho que você também ira tirar bom proveito. Mas o problema de suporte da Totvs é generalizado, todas as empresas estão reclamando. Pelo que vi é a rotatividade das pessoas que está muito alta. Mas a Totvs possui um SLA que pode resolver o problema. Estou analisando se vale a pena contratar a SLA.

    ResponderExcluir
  3. Ola André. Gostei do seu resumo, e acho muito interessante ter colocado todos os pontos aqui pra o Pessoal que o acompanha.

    Abraço.

    Jair G. Silva
    Fórum RM
    www.forumrm.com.br

    ResponderExcluir
  4. Foi essa a intenção mesmo. Acho que muitos devem ter os mesmos problemas que eu e acredito que ter mostrado um pouco do que a Totvs está passando em sua área de suporte e desenvolvimento RM. Sempre que precisar estou as ordens.

    ResponderExcluir