Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

TOTVs ou INFORMACON na Construção Civil???

Amigos, primeiramente peço desculpas pelo tempo que estou ficando sem escrever, mas é por uma causa justa, o Arthur ainda tem 2 meses e o trabalho é grande, muitas vezes não consigo nem ligar meu notebook em casa. As vezes isso é bom porque temos mais tempo para pensar no que escrever. É o caso agora.


Todos sabemos que o mercado da construção civil está bastante aquecido, até quando ninguém sabe, uns dizem que esse ano de 2010 será a crista da onda, mas será que existem compradores para a grande demanda de imóveis que estão sendo injetados no mercado? Bom, só a economia irá ditar essa resposta. O que sabemos é que a cada ano a Caixa Econômica está aumentando a oferta de financiamento. Será que isso é bom ou ruim? Isso não nos cabe responder.


Se você está no mercado de construção civil como construtora ou incorporadora deve estar se perguntando como controlar toda a gestão da sua empresa nessa área através de um sistema. É aqui onde o dilema começa. Que sistema adotar? É necessário um E.R.P. (Enterprise Resource Planning) para gerir a empresa desse ramo? A empresa precisa ser grande? Ter faturamento mínimo de algum valor? Quando se usar um ERP?


Para se saber se você vai precisar de um ERP basta responder a uma só pergunta: Você quer perder dinheiro? Se a resposta for "não" então comece a pesquisar no mercado um software que atenda a todas as suas necessidades. Lembre-se que você deve prestar atenção em pequenos pontos para saber se o ERP irá lhe atender e se você terá capacidade de tê-lo em sua empresa.


Alguns pontos que você precisa ter em mente são (claro que isso é bem superficial):
  • Valor do Sistema
  • Valor da Hora do Consultor
  • Valor de Usuários Adicionais
  • Mensalidade (Verificar a que se refere)
  • Levantamento para saber a aderência do software com os processos da empresa (Aqui você terá a verdadeira visão se o ERP atenderá sua empresa ou não e terá a base de horas que serão gastas para a implantação)
Muitas empresas mudam a forma de comercializar produtos de software, por isso muito cuidado na hora da escolha.


Após feito isso é mão a obra.


Atualmente no ramo da construção civil existem dois ERPs que se destacam nessa área, um é o TOTVs, antigo RM Sistemas, e o outro é o Informacon da Datafocus. Vale salientar que o Informacon é um sistema genuinamente cearense, desenvolvido especificamente para construtoras e incorporadoras.


Eu já uso o sistema da TOTVs, pois na Magis, incorporadora na qual sou responsável pelo setor de informática, foi o sistema que adotamos.


Para simplificar a comparação vou falar apenas dos sistemas no que diz respeito a obras, pois o resto o sistema tem a obrigação de fazer. Para os outros casos, que não seja obra, o sistema da TOTVs possui um grande vantagem, pode ser parametrizado para empresa de qualquer segmento de atuação, não apenas a construção civil. A TOTVs tem outra vantagem pois seu ERP é separado por módulos, dessa forma a empresa pode operacionalizar apenas alguns setores, como folha de pagamento, financeiro etc. O Informacon é um sistema específico da área de construção civil, ele possui também um módulo de financeiro, porém ele é em específico para o ramo de construtoras e incorporadoras. Apesar de ter seus módulos separadamente ele trabalha sempre integrado, nesses casos é melhor se implantar todos os módulos, mesmo que você faça uso de todos os disponíveis.


Uma outra observação para essa comparação é que mesmo a TOTVs tendo um sistema chamado RM Solum para ser executado na obra, nenhuma empresa além da Magis, pelo menos no estado do Ceará, utiliza o RM Solum integrado com o restante do ERP. Por que? Não sei responder. O que eu posso dizer é que utilizamos todos os módulos do ERP da TOTVs e estamos muito satisfeitos. Também vale colocar que a Magis atualmente não atual apenas na área de incorporação e construção, por isso nem levamos em consideração o Informacon na hora da escolha.


Os dois sistemas fazem suas tarefas corretamente, gerando informações para a empresa como um todo. A TOTVs possui um sistema mais conhecido, é uma empresa multi-nacional hoje em dia, enquanto que a Datafocus é uma empresa genuinamente cearense, porém possui um sistema para o ramo da construção que é muito mais fácil de se usar que o TOTVs, esse é um dos seus grandes diferenciais.


Agora, se você está na dúvida, é preciso levar em consideração os seguintes pontos:
  • Se sua construtora/incorporadora irá entrar em algum outro mercado que não seja construção civil.
  • Se você está pensando em abri capital da sua empresa.
  • Se o sistema que você está adquirindo irá controlar alguma outra empresa que não seja do ramo da construção civil.
Esses itens acima são primordiais para decidir entre os sistemas TOTVs ou Informacon.


Na incorporadora que trabalho utilizamos praticamente o ERP completo da TOTVs e tive o prazer de conhecer o Informacon também e entre eles a escolha é difícil. Claro, apenas para o ramo de construção e incorporação.


Qualquer dúvida ou questionamento sobre algum desses sistemas estou as ordens para esclarecimentos.


Fico por aqui, espero ter sido bastante imparcial.

29 comentários:

  1. Muito legal o texto. Se me permite, copiei uma parte e colei no Fórum RM, e passei o link pra cá pra quem quiser ler o texto na integra.

    Apareça por lá, se é que já não é membro :)

    Grato,
    Jair Gomes Silva
    Fórum RM
    http://www.forumrm.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post. É sempre gratificante ouvir as opiniões dos usuários sobre os nossos produtos.

    Rodrigo Kaveski
    Marketing - Internet / Mídias Sociais
    TOTVS - Matriz

    ResponderExcluir
  3. Senhores, voltanto a ativa agora... Vejam o aplicativo corporativo que eu desenvolvi para acessar o Totvs da Magis Incorporações... Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  4. André, tem um outro ERP para Construção e Incorporação de grande destaque no Setor.

    É o ERP Mega Construção da Mega Sistemas. Muitas grandes construtoras e incorporadoras do Sudeste e Centro-Oeste utilizam essa solução.

    Sou de uma consultoria de gestão e posso lhe garantir que o sistema da Mega foi desenvolvimento para o segmento, já o da TOTVS é adaptado para o segmento.


    O MEGA na minha visão é o melhor. Saiba mais: www.megaconstrucao.com.br

    ResponderExcluir
  5. Só para deixar claro que a comparação feita entre Totvs e Informacon é apenas a minha opinião... O Mega eu não conheço, apenas já ouvi falar, por isso ele não está nesse comparativo.

    Comparar o Totvs com qualquer outro sistema específico para a Construção Civil é querer comparar laranja com banana, ou seja, não dá. Na Magis é utilizado o Totvs porque a sua atuação vai além da Construção Civil, ou seja, nem Mega nem Informacon se adequariam a realidade.

    Mas estou a disposição para ser apresentado ao Mega.

    ResponderExcluir
  6. Andre, parabéns pelo post. Interessante e bem escrito. Porém, temos outros sistemas que merecem atenção, o MEGA CONSTRUCAO e o UAU GLOBALTEC. E, um item de extrema importância na avaliação de um ERP é a estrutura da empresa responsável pelo aplicativo, já que não adianta implantar uma solução se em pouco tempo a softhouse quebrar e não der continuidade ao produto. Gostei muito do INFORMACON, porém, essa última questão que coloquei me deixou um pouco apreensivo.

    ResponderExcluir
  7. João Paulo, claro que outros sistemas mereciam explanação aqui, porém, não os conheço, por isso eles não foram tratados. Mas acredito que estamos no caminho certo. Quanto ao Informacon, é uma empresa séria, tem uma equipe bastante experiente e madura, seus diretores são pessoas que o mercado local conhece, existem muitas empresas "grandes" que usam esse sistema. Quanto ao Totvs, não tem nem o que falar o tamanho da Totvs já diz tudo. Mas por ser tão grande, a empresa não trata seus clientes como deveria. Existem prós e contras, cabe a empresa avaliar.

    ResponderExcluir
  8. Caro André,

    Parabenizo pelo Post, mas como alguns amigos colocaram acima, realmente a Mega Sistemas larga na frente na área de construção, ainda mais quando falamos de incorporação que é seu caso, muito forte no módulo de Recebíveis, não sendo tratado como apenas um contas a receber, mas sim como gestão de carteira, vi diferencial também na integração da obra em sua totalidade. Ferramenta completa, vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir
  9. Grande Marcos, com certeza. Mas no nosso caso incorporação é apenas uma das atividades. Temos outras empresas em outros ramos de atividades e utilizamos apenas um sistema para atender a todas elas. Valeu pela dica também, vou procurar conhecer a Mega sim.

    ResponderExcluir
  10. Amigo gostei do post hoje trabalho com o informacon e mais já trabalhei com o totvs porem tem uma coisa que em chama atenção do totvs são vários módulos fluxo e núcleo e outros o que percebi que quando você vai adquirir uma licença tem a opção de só para determinado modulo ou full. Já no Informacon se você compra uma licença pode entrar em todo o programa achei bem mais fácil. Fora que eles já trazem um banco de dados bem bonitinho insumos e credores. fica bem fácil.

    ResponderExcluir
  11. André, venho te parabenizar pelo Post, e vim salientar que exitem várias empresas (Construtoras e Incorporadoras) que trabalham com o SOLUM integrado com os outros Módulos, tanto em Natal/Rn quanto em Fortaleza/CE

    ResponderExcluir
  12. ONDE POSSO ENCONTRAR UM MANUAL DO INFORMACON?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romário, o que você deve fazer é mesmo entrar com contato com eles. Fica bem mais fácil. Não sei se o Informacon possui um manual fora do sistema.

      Excluir
  13. Oi gostei muito do seu blog! Trabalho com um software também especifico da área da construção civil. Caso queira um dia falar dele. Ficaria bem grata. Não sei se você o conhece mas ele é o Sienge, desenvolvido aqui em SC. Temos o site do sienge, assim como canal no youtube. ( http://sienge.com.br/apresentacao-vantagens/?utm_source=Email-Prospeccao&utm_medium=Email-Prospeccao&utm_campaign=Predesign )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andiara, eu conheço bastante o Sienge, inclusive já visitei a Softplan em Florianópolis. Já dei consultorias em empresas onde o Sienge era utilizado e me impressionou a estrutura deles. Já faz algum tempo que não vejo as melhorias que devem ter evoluído no sistema. Mesmo assim o Sienge é um grande sistema.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia André! Trabalho na Mega Sistemas e gostaria de poder apresentar para você nosso software que é específico para o segmento de Construção e Incorporação, o qual foi eleito pelo 2º ano consecutivo como a melhor solução para construtoras, pelo Ranking Anuário Tecnologia! Mas não temos apenas software para esse segmento, temos o Mega Empresarial, o Manufatura, Agro, Serviços, Combustíveis e Logística.
    Temos o Mega Nordeste, nosso canal de atendimento, que fica pertinho de você!
    (11) 4813-8704

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela Moraes, agradeço seu comentário. Eu já conheço o sistema de vocês, pena que não possuo nenhum cliente que o utilize. Quanto as outras soluções sim, gostaria de conhecer. Como podemos fazer? Eu estou em Fortaleza-CE.

      Excluir
  17. Bom dia André.

    Visto seu vasto conhecimento e transito em vários segmentos além da Construção e Incorporação, gostaria de incluir nossos sistemas neste rol de apresentações. Sou um dos responsáveis pela MRE que há mais de 10 anos desenvolve e implementa sistemas especialistas e segmentados para Construtoras/Incorporadoras, Indústria/Distribuição e Transportadoras/Frotas. Estamos no Sudeste - Campinas, SP. Nossas soluções tem base única de desenvolvimento, podendo atender a Grupos que possuem empresas com características diferenciadas mas que consolidam as informações para o Grupo. Nossa metodologia de desenvolvimento permite que as soluções sejam adaptáveis proporcionando grande vantagem competitiva. Somos especialistas em Custos e as soluções totalmente WEB. Estamos nos estabelecendo em Fortaleza e gostaríamos de nos apresentarmos a você.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juarez, fico grato pelas palavras, na verdade muito um pouco meu foco no mercado. Mas tenho muito interesse sim em conhecer seus produtos. Vi que você me mandou um e-mail e responderei a ele para nos encontrarmos. Até mais.

      Excluir
  18. Bom dia André,
    Observei que vc tem um bom conhecimento em diversos sistemas voltados para a construção e gostaria de saber de todos estes citados, inclusive nos comentários, qual deles tem a melhor visualização gerencial ou o melhor suporte a gestão. Trabalho em uma construtora em SC a mais de 7 anos e encontramos muita dificuldade principalmente neste item que falei. Utilizamos o Sienge desde o inicio da empresa a mais de 15 anos e hoje a única disponibilidade do sistema é nos indicar o BI que eles fornecem, ou seja, outra ferramenta. Resumindo estamos um tanto insatisfeitos e já estamos sondando o mercado para analisar os ERP's, então uma ajudinha de quem conhece vários é sempre bem vinda.
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, como você não se identificou não tenho como cita-lo da forma correta, nem sei se você irá ver meu comentário, mas vamos lá...

      A escolha de um ERP é baseada "quase" que exclusivamente no tamanho da empresa apesar dos preços dos ERPs estarem bastante equilibrados. O SIENGE é um sistema muito bom, versátil mas é muito engessado, tanto é que o BI tem que ser o dele. Já passei por isso em um cliente que também usava SIENGE.

      Existem outras duas soluções que também dão um show, porém, não são acessível via WEB como o Sienge, eles são o que chamamos de "software CLIENTE x SERVIDOR", lógico que todos possuem suas vantagens e desvantagens.

      E poderia passar o dia inteiro aqui escrevendo sobre ERPs para você e ainda sim não saberia lhe informar qual o melhor, até porque não existe o melhor, existe o que melhor se adapta as necessidades da sua empresa. Minha sugestão é que você contrate um consultoria para fazer esse levantamento de ERPs para a construção civil, nós fazemos isso! Se precisar pode entrar em contato através do meu e-mail. Grato pela leitura do POST.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta e desculpe não se identificar. Como faço para entrar em contato?

      Excluir
    3. Maickon, entre em contato comigo pelo e-mail navarro.sms@gmail.com. Por lá te envio meu contato de telefone e whatsapp.

      Excluir
  19. Caro André, boa tarde!

    Apenas salientando que a Magis deu oportunidade de conhecer o Informacon e hoje o ERP roda perfeitamente em todos os sentidos, assim como outras construtoras, incorporadoras, loteadoras, construção pesada e prestadores de serviços.

    Abraço grande!

    Caso queiram conhecer mais, acesse: masterfocus.com.br

    Rubens Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço o Informacon muito bem!!! E não irei comentar a decisão da Magis em mudar para o Informacon até porque não vem nem ao caso. O fato é que para cada empresa existe sempre um sistema que atende em pontos positivos e negativos, quando o positivo supera o negativo e existe orçamento para isso, deve-se mudar mesmo, independente para qual sistema será. Mas o Informacon é um excelente sistema.

      Excluir
  20. Sou de Fortaleza. Trabalhei em uma empresa, sou engenheiro com atuação em obra, que adotou o Totvs. Após dois anos, não se conseguiu implantar satisfatoriamente. A empresa teve notícia di Informacon. Decidiram implantar na empresa. Fui contra. Achei que já tínhamos queimado com o Totvs, e imaginei que teríamos uma sistema com o novo sistema, Informacon. Qual a minha surpresa com a velocidade como ele foi assimilado e resolvido os problemas, a um custo muito inferior a Totvs. Isto aconteceu a aproximadamente 13 anos atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcisio, uma implantação bem ou mal sucedida depende mais da equipe do cliente do que da TOTVS ou Informacon. O que você não pode comparar são as empresas diretamente, lógico que o Informacon tem que ser bem mais barato do que a Totvs, não da nem para comparar as estruturas e equipes. O que as empresas precisam entender é que independente do sistema escolhido deve ter um bom gerenciamento de implantação e da disposição da equipe também. Ambos atendem o mercado, um mais específico outro mais abrangente. O que importa é a aderência na sua empresa.

      Excluir