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sábado, 12 de março de 2011

Totvs, sem concorrência no Ceará

Hoje o estado Ceará possui várias grandes empresas de todos os setores da indústria, comércio, construção civíl, alimentícia, entre outras. Sabemos também que desde a pequena empresa até uma grande indústria tem a necessidade de controlar seus gastos, vendas, estoque, etc. e é aí que a Totvs entre na nossa história.

Atualmente a coisa se polarizou em 3 opções de sistema ERPs, seja ela em qual área for temos as seguintes opções: Oracle, SAP e Totvs. Claro que existem vários outros ERPs menores, mas hoje o mercado esta dividido praticamente nessas opções citadas.

Todos sabemos que a Totvs é que detem o maior número de empresas utilizando seus sistemas, seja ele o RM, Protheus, Logix ou outros específicos.

O que o mercado está percebendo e que a maioria dos gestores de TI possuem a mesma opinião a respeito sobre o serviço prestado pela única franquia aqui no Ceará da Totvs está muito RUIM. Eu já até tentei me informar sobre os critérios de avaliação das franquias mas parece que não existe ou ninguém quer divulgar sobre o assunto.

Bom, vamos aos fatos, apenas esse ano a Totvs desmarcou 2 atendimentos sem prévio aviso e isso é um verdadeiro absurdo. Sem falar de uma outra situação no ano passado, imaginem, tínhamos agendado um consultor para um determinado dia, chegando neste dia recebemos uma ligação da AMPLVS, que é quem representa a Totvs no Ceará, informando que o mesmo estava doente, esse fato ocorreu por volta de 9 horas da manhã. O dia transcorria bem quando tive que ir a uma empresa, que fica no mesmo prédio que nós, que é nossa sócia em alguns empreendimentos, chegando lá adivinhem quem eu encontro? O consultor que estava doente. O que vocês acham disso?

Expliquei tudo isso para chegar o no ponto importante, reclamamos esse tipo de situação para quem? A Totvs não está nem aí, abri chamado na Ouvidoria e o máximo que eles recebem é um e-mail e depois nos ligam pedindo desculpas, mas e aí? Continuamos na mesma, não temos escolha, temos que continuar com a mesma franquia, somos OBRIGADOS a passar por esse tipo de situação. Sem falar na qualidade dos consultores, lógico que existe uma minoria que realmente sabe o que faz e que "se garantem", mas tem outros que sinceramente eu não os quero mas aqui na empresa, ou que exista um política de horas a um valor menor caso optemos por consultores iniciantes, acho que isso ajudaria bastante os dois lados. Acredito que a Totvs deveria pensar nisso.

Um outro aspecto que deve ser considerado são as estimativas de horas para projetos. Um verdadeiro absurdo. Se quem aprova os projetos na sua empresa não souber o que realmente está sendo sendo feito é um verdadeiro absurdo e um roubo. Vamos aos fatos. Quem usa o Totvs RM sabe que toda empresa nova aberta no sistema deve ser parametrizada do zero, tudo de novo, não existe um "botão" copiar parâmetros, pois bem, a Totvs estimou que para parametrizar uma nova coligada eles precisariam de 120 horas. Lógico, que não aceitei e preferi fazer com horas abertas, pois bem, o consultor do meu lado levou 16 horas para realizar o trabalho. O que é isso se não um verdadeiro ABSURDO?

E mais uma vez não temos escolha, temos que engolir mais esse tipo de estimativa. Sabe o que eles alegaram? Que são horas estimadas padrões que o próprio sistema deles gera. Dá vontade dar risada.

Eu fico imaginando se outra franquia fosse aberta aqui no Ceará. Eu tenho certeza de que isso seria diferente, seria mais justo, pois existe concorrência. Estamos nas mãos de uma única empresa, a AMPLVS, que já demonstrou fragrilidade diversas vezes, sem consultores preparados, sem vivência no que estão implantando e pior, eles aprendem com nossos processos e nós pagamos a conta. Acho que deveria ter uma contra partida para esse tipo de situação.

O que vocês acham?

Antes de causar polêmica quero deixar claro que o sistema Totvs RM é um excelente sistema, o suporte de BH melhorou muito depois da unificação do Portal do Cliente, assim como o Datacenter, o sistema nos atende muito bem, somos tranquilos e acreditamos no sosftware que escolhemos. É robusto e bem implantado é muito bom, eu assino em baixo na escolha. Estou falando do SERVIÇO.

Também quero deixar claro que conheço os donos da AMPLVS, nas pessoas do Rômulo Barroso, Iuri Colares e Paulo Moraes, são pessoas boas, de boa índole, mas precisam melhorar e muito. Apesas das desculpas aceitas por todos os erros cometidos, como também agradeço por todas as vezes que fui atendido prontamente, mas se colocarmos na balança os prós e contras, sabemos que os contras ganham.

É que não quero fazer mais fazer nenhuma pergunta, mas quanto da demora das propostas? Respostas de perguntas que nunca são respondidas? Volto a falar, merecemos uma nova franquia da Totvs no Ceará, tenho certeza de que o mercado atende as duas empresas.

Totvs, por favor, abrem outra franquia no Ceará, nós merecemos.

Sou a favor da CONCORRÊNCIA!!!

34 comentários:

  1. Adré, sou fã da sua transparência no trabalho. Queria ter essa mesma liberdade onde trabalho hoje para reclamar de alguns absurdos. O que você faz já é uma grande contribuição para o mercado. Parabéns e continue assim.

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  2. Hildeberto, obrigado, mas estou apenas querendo mostrar para o mercado que a concorrência melhora essa situação para todas as empresas. A Totvs tem excelentes sistemas, onde eles pecam são no serviço prestado pelas franquias. Não estou generalizando, apenas querem ter opções de escolha que hoje não temos.

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  4. André, não lhe conheço pessoalmente, mas garanto, vc tem toda a razão. A área de serviços é por demais complicada, encontrar empresas realmente parceiras de seus clientes é uma atividade muito difícil. Percebo também um grande problema na valorização de novos profissionais e empresas, principalmente locais, isso permite que empresas há mais tempo no mercado, e principalmente de outras regiões submetam seus preços e qualidade(OU FALTA DELA) de serviço, quando não, os grandes acabam monopolizando os serviços de TI, muitas vezes não oferecendo um serviço de qualidade. Nessa concorrencia por vezes desleal, eles fingem que fazem o serviço contratado, e os clientes tb fingem que contrataram o melhor serviço. Comprometem a qualidade em prol do menor preço. Os prestadores acabam contratando profissionais com baixo ou nenhum expertise porque querem mesmo é ganhar mais.

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  5. Andre Navarro,

    A Nordeste Lins – NORLIN Especialista em solução TOTVS – RM com experiência em Gestão Empresarial tendo em seus quadro de colaboradores profissionais qualificados em busca da Excelência em Resultados.
    Realizamos serviços direcionados no produto TOTVS – RM como em integrações de sistemas diversos ao mundo TOTVS, com consultoria ativa de melhorias em Tecnologia da informação visando o melhor resultado a empresa e seus processos.
    Já estamos nó mercado a mais de 7 anos onde inicialmente atendíamos exclusivamente unidades RM, mas com o grande necessidade dos clientes em ter uma consultoria de processos envolvendo ferramentas de tecnologias, começamos atender os clientes:
    Alguns Clientes atendidos pela NORLIN:
    --Cerâmica Brasileira CERBRAS
    --Grupo Haisa
    --Jangadeiro Textil
    --3 Corações
    --Aço Cearense Comercial
    --NORSA
    --Transnordestina
    --Integral Construções
    --Nivel Construções
    --J Macedo
    --Instituto Mamiraua
    --Cialne

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  6. Wagner, é isso mesmo... Concordo com você, eu apenas quis mostrar que tem espaço para mais um franquia aqui no Ceará, ou então, a Totvs melhorar consideravelmente a estrutura da AMPLVS, que é a única, porque do jeito que está, está horrível para os clientes.

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  7. Lins, o que você precisa fazer é tirar o selo de que é uma empresa homologada pela Totvs para prestar serviços. Se você tiver o aval da Totvs que é uma empresa homologada a prestar serviços para ela tudo bem. podemos marcar um dia para você nos apresentar sua empresa.

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  8. Caro André Navarro,

    Há 16 anos a TOTVS contribui para o desenvolvimento da sociedade cearense por meio de produtos e serviços de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão, gerando cerca de 100 postos de trabalho de alta qualificação no nosso Ceará e respeitando as leis trabalhistas. Optamos por nos fixar e investir na região ao invés de sermos uma empresa “cigana”, que realiza projetos pontuais e ao término não deixa vínculos. Essa nossa escolha se mostrou correta e hoje alcançamos a preferência das empresas da região.

    Em nossa última pesquisa semestral de satisfação de clientes, realizada pelo departamento de gestão de canais TOTVS, nossa unidade superou todas as metas de satisfação de clientes de atendimento e relacionamento comercial e de serviços.

    Em razão da satisfação de nossos clientes, temos crescido a taxas de 25% ao ano e fomos escolhidos como modelo Padrão TOTVS em 2010. Reconhecimento que nos faz acreditar na importância da transparência e reforça nossa vocação de continuar investindo na formação da equipe e ampliando oportunidades de trabalho.

    Infelizmente, há cerca de um ano ocorreu uma falha pontual inadmissível. Um antigo participante, que não mais pertence ao time TOTVS, em uma atitude isolada, não alinhada com nosso valor de TRANSPARÊNCIA, informou que estava doente quando não estava. Por isso, assim que tomamos conhecimento do fato lhe pedimos desculpas. Acreditamos que a perenidade de nosso negócio e o sucesso dos resultados advém dos valores e princípios éticos adotados por nós, participantes TOTVS.

    Um dos pontos fortes da metodologia de vendas TOTVS é a flexibilidade e transparência de suas modalidades de projeto de implantação: projeto fechado, projeto aberto e atendimento sob demanda. Quando elaboramos uma proposta comercial de projeto fechado ou aberto, estimamos o tempo necessário para fazer todo o processo em um ambiente de homologação, com levantamento e modelagem da solução, testes e validações, replicação para o ambiente real e acompanhamento dos processos recém implantados. Quando o cliente já possui um maior grau de maturidade na solução, consegue auxiliar e participar de forma mais atuante na implantação e consequentemente auxilia na redução da quantidade de horas necessárias. Para essa situação temos o atendimento sob demanda, desenhado justamente para essa realidade, onde o cliente paga apenas pelas horas consumidas.

    Para competir no mercado globalizado, a TOTVS acredita no modelo de fortes unidades regionais, devido à necessidade de amplo e profundo investimento em pessoas e infraestrutura organizacional. Com eficácia e conhecimento nos processos de venda e entrega dos nossos produtos e serviços, sendo capaz de atender e se relacionar com os clientes de forma específica de acordo com seu segmento de atividade econômica.

    Permanecemos à inteira disposição para discutirmos pessoalmente quaisquer pontos que não estejam esclarecidos, onde poderemos conversar, detalhar e explicar sobre como funciona nossa operação, processos e metodologia.

    Cordial abraço,

    Iuri Colares

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    1. Olá André
      Meu nome é Fábio e trabalho na Controladoria da Casa da Bíblia, assim como você compartilho também do sentimento de indignação em relação ao serviço prestado em TI pela Amplvs em Fortaleza. Em relação a outras empresas de Consultoria em TI ouvimos falar da Integra Soluções e da Capa. Você conhece ou já ouviu falar de alguma dessas empresas?

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    2. Fabio Lira, a Integra Soluções é na verdade uma empresas que possui um software de gestão, a idéia é você trocar seu ERP ou conseguir empresas que deem consultoria nos sistemas da Totvs? Da Capa eu nunca ouvi falar. Antes de continuar preciso realmente saber qual o seu interesse, mudar de ERP ou conseguir empresas que deem consultorias nos sistemas da Totvs.

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  9. Caro Iuri Colares, eu acho que não estamos falando da mesma empresa. Primeiro, o consultor que me informaram estar doente ainda trabalha na sua empresa e é um dos seus pilares. Segundo desculpas são aceitas sim, porém, tudo tem seu limite. Terceiro, não estou falando da TOTVS como um todo, nem de seus sistemas de gestão, quanto a isso todos sabemos são um dos melhores do mercado e abrange praticamente todas as áreas de atuação de praticamente todas as empresas do Brasil.

    O que eu quero deixar claro é que você vocês no Ceará não tem concorrência alguma e isso é ruim para todos, tanto para vocês como para TODOS os clientes.

    Quanto a pesquisa de satisfação realizada pela TOTVS, eu tenho certeza absoluta, que a nota de vocês foi assim porque a grande maioria usa apenas o sistema de RH e não a suite completa de qualquer produto, caso fosse inteira verdade, não estaria existindo vários clientes Protheus aqui no Ceará contratando consultores de São Paulo para lhes atender. Você concorda?

    Participo de um grupo onde, a maioria, possui a mesma opinião que eu, por isso a motivação escrever sobre o assunto.

    Amigo Iuri, mais uma vez quero deixar claro para todos que lêem o meu blog que a intenção não é desprestigiar ninguém e sim fazer com que vocês melhores a cada dia, montem uma equipe forte e comprometida com a Totvs e com seus clientes, coisa que hoje não está mais existindo.

    Ao invés de estamos falando bonito, vamos colocar a "mão na massa" e tentar pelo menos atingir o que você falou em seus comentários, pois tenho certeza, que a grande maioria dos gestores de TI desse estado NÃO CONCORDAM com você.

    Estou do seu lado e faremos de tudo para ajudar, mesmo assim, ainda somos fiéis a AMPLVS, pois acreditamos que você são capazes de reverter essa opinião e essa situação.

    Veja que da última vez que o Pinto Neto esteve na Magis nós levantamos o questionamento de trazer alguém de fora para implantar o nosso ECM, por que será?

    Amigo, as atitudes de vocês é que irão mudar essa situação, mas tenha certeza de que os números bonitos que você colocou não existem dentro dos seus grandes clientes. Fique certo disso.

    Estou apenas querendo ajudar!

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    1. Você disso tudo andre, trabalho em uma empresa aqui na região do cariri, onde realizou a aquisição de vários módulos do proteus. Todo esse problema que vc está citando acima, temos passado por isso tudo desde 2010 ate hoje (2012). Ficamos reféns de analistas que a totvs ceara alega que são os melhores mas que infelizmente não tem uma produtividade esperada, acho que realmente a Amplvs deveria investir em uma equipe mais preparada que faça a coisa andar pois os que vem pra cá não demonstram tal atitude e ai da gente se pensar em pedir algo que não estiver no bendito escopo , e notei que ao invés de tentar resolver a situação do cliente, pensam apenas em arrancar mais e mais dinheiro antes da implantação final, mais é como vc falou vamos torcer para que eles só conscientizem e botem a mão na massa pois quem toma banho de saliva é gato e hoje é só o que eles fazem falam bonito e fazer que é bom nada...

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    3. Caro Sidney, a intuito desse post foi abrir os olhos dos clientes Totvs do Ceará. A situação atual é caótica e a Totvs, através da Amplvs, nos querem fazer de cobaias. Para quem está pagando é um absurdo. Como você utiliza Protheus, eu conheço uma empresa muito boa aqui em Fortaleza que poderá de ajudar, ela é especialista Protheus, possui pessoas muito mais qualificadas que a Amplvs. É uma empresa que presta serviços de consultoria, implantação, ajustes e customização para Protheus. Alguns clientes dela: Isoplast, Metal Mecânica Maia, Durametal, Biomatika, Santhe, Cigel, dentre outras. Ela atua em todo o território nacional e possui sede em Sampa e Fortaleza. Me manda um e-mail em particular que te passo o contato dessa empresa.

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    4. pode enviar para o sidneycampos123@gmail.com

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  10. Andre,
    Hoje a TOTVS só tira selo para parceiros de implantação que tem que ficar subjugados a unidade da região ou da proporia Matriz. Por isso a NORLIN não tem o selo de parceiros Homologado.
    Contudo a falta deste selo não nós impede de prestar serviços de consultoria especializado tanto nas ferramentas da TOTVS como a de outros produtos ERP do mercado. Nossa prioridade é a clareza no atendimento e solução dos problemas apresentados.

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  11. Caro Amigo André,

    Parabéns pelas sábias palavras. Concordo com tudo isso que você falou e mais um pouco. Imagine eu que sou um cliente pequeno e que sofro com pouco investimento em infra-estrutura além de todos esses problemas que voce citou. Você ainda é privilegiado por ter tido em algum momento boas relações com pessoas que estão envolvidas diretamente nos processos internos. Esse tipo de relacionamento mais estreito parece estar ao alcance apenas de empresas de médio/grande porte na TOTVS. Esse Iuri Colares realmente fala muito bonito (a "perenidade do nosso negócio" me encantou), daria até um bom escritor, mas de fato suas palavras não refletem a realidade. Já utilizei serviços da NORLINS citada ai em cima e recomendo.

    Pela distinção na forma como falar e pelo ponto de vista em comum, me torno seu fã a partir de agora e acompanharei seu blog a cada atualização. A sua voz deve ser ecoada. Irei repassar o seu blog a todos os amigos que tenho na área. Abraços.

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  12. Grande Lins, eu compreendo suas palavras e posição, porém existem empresas, caso da Magis, que apenas utilizamos consultores da Totvs, por um simples motivo, qualquer "merda" que aconteça temos a quem cobrar, a quem reclamar e a quem processar. Lógico, não desmereço sua empresa, seu trabalho, sua iniciativa. Em Belo Horizonte existem milhares de empresas como a sua, que prestam consultoria em produtos Totvs, muitos deles ex-funcionários da área de desenvolvimento. Isso é comum.

    Parabéns pela empresa e pela recomendação de outros da área sobre sua empresa.

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  13. Marcos Daniel, primeiramente obrigado pelo fã, mas não é nada disso. Apenas quero mostrar para o mercado o quanto sofremos pela falta de concorrência, pela falta de qualidade nos serviços prestados pelas empresas, etc.

    Eu não posto muita coisa sempre, mas geralmente quando um assunto é de interessa de uma maioria acho válido. Sempre que eu posto algo novo no blog escrevo no twitter também, ou meu é @pedravirada.

    Obrigado por lê o "nosso" blog.

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  14. André, grande amigo!

    A TOTVS deve lhe agradecer por ter colocado em pauta um assunto de grande relevância para o mercado cearense, e encarar isso como ajuda. Sabemos das dificuldades que o mercado enfrenta com respeito à mão de obra. No entanto este assunto de( atendimento e help-desk), não pode ser tratado de modo pontual. Durante 15 anos de trabalho com o software(TOTVS) sempre enfrentamos num momento o ou outro este tipo de situação. Portanto a TOTVS tem que sair da defensiva, encarar o problema de frente. Chamar os clientes para conversar, e resolver de forma definitiva este impasse.

    Abraço;

    Luiz Eduardo

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  15. André,

    "Para teu consolo" a deficiência de atendimento da TOTVS não ocorre apenas no Ceará. Aqui no RS passamos pelas mesmas dificuldades. Depois que o grupo TOTVS agregou a DATASUL, o nível de atendimento despencou (e o custo dobrou).

    Estou em negociação com a TOTVS para upgrade da versão do EMS e até mesmo os clientes que eles indicaram para buscar informações compartilham da mesma opnião. A TOTVS tem um bom produto, porém um atendimento ineficiente, burocrático e demorado.

    Abraço

    Paulo Franco.

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    1. Paulo, o grande problema daqui de Fortaleza é que realmente não temos opções, ou seja, nem podemos escolher uma outra franquia para vermos se podemos melhorar o atendimento. Aqui tem apenas uma e pronto. Mesmo empresas grandes, que possuem verbas onde se poderiam pagar consultores vindos de outras franquias a Totvs não aceita o que é um absurdo.

      Mas assim as empresas estão levando e muitas delas contratando pessoas que já foram da área técnica da Totvs para tentar resolver seus problemas.

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  16. Em Juazeiro do Norte tem alguem com algo a reclamar de software? Ligue para a Soft Soluções. www.sostenes.com.br (88) 8807-2926

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  17. Caros, acessem www.socivs.com.br, somos uma consultoria com 20 anos de experiencia trabalho em projetos críticos, entre em contato conosco, não importa o estado, região, pais, o importante para nós é solucionar os seus problemas e não ser mais um.

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    1. Cristiano Macedo, isso que você colocou, todos colocam, mas na prática, sabemos que não é tão fácil assim. Espero que sua empresa realmente seja isso que você está colocando.

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  18. Boa noite,

    Represento a LOGOS Technology, empresa com sede em São Paulo e que irá operar a partir de 01/11 em Fortaleza.

    Fiquem atentos nas informações que serão publicadas em www.logostechnology.com.br e nas redes sociais.

    Agora fortaleza tem opção. Homologação não quer dizer trabalho de qualidade, temos por prática deixar nossos clientes falarem por nos.

    Abraço a todos,

    valter@logostechnology.com.br

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    1. Valter, antes de qualquer coisa eu me preocupava nas concordâncias usadas em seu site. Se eu fosse contratar um serviço de vocês pelo que li em seu site, como você está sugerindo, jamais lhe contrataria. A primeira coisa que eu leio em seu site é "Uma das PRIMEIRA CONSULTORIA Totvs... Utilizando DO Totvs...". Se isso estivesse pelo menos escondido, fosse de difícil acesso, ainda vá lá, dava para colocar a culpa no designer, mas na página principal e em destaque pra assassinar nossa gramática.

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  19. Prezado André Navarro, tenho visto vossa indignação a qual se arrasta até os dias de hoje, e como consultor SAP Business One, tenho encontrado em muitas das minhas visitas em possíveis clientes, o mesmo sentimento. Empresários e Profissionais de Ti estão desperdiçando tempo em implantar um sistema, o qual deixa muito a desejar em relação a suporte e funcionalidade. A SAP mantém constante olhar em seus parceiros os quais obrigatoriamente passam por academias e contam com profissionais altamente treinados e capacitados a fornecer o melhor atendimento e suporte. No Brasil e em nosso Estado empresas de sucesso mundial utilizam o sistema SAP Business One, quero deixar aqui registrado o quanto se faz importante a transparência na hora de oferecer um ERP levando em consideração o custo e tempo de implantação, por diversas vezes encontro reclamações de clientes que foram iludidos com tais propostas de implantação e que posteriormente não poderiam fazer nada, pois o custo para cancelamento de uma implantação é de valor surreal. Quero agradecer sua postagem, em mostrar a realidade sem pesar.
    Abraços.

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    1. Charles Fogaça, tenho que certeza de que você está certo, é isso mesmo. Precisamos melhorar esse mercado que está se tornando tão difícil e quem está pagando por isso é o cliente. Espero conseguir ir mudando esse cenário aos poucos, mas os clientes também devem exigir de seus fornecedores. Isso que coloquei sobre a Totvs é algo pontual também, mas em algum ligar deve ocorrer com a SAP também. Tudo depende do profissional.

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  21. Para mim existe um monopólio. Lamentável a totvs Ceará. Toda vida que preciso de uma licença eles aumentam o preço em 30%. Um verdadeiro massacre contra as pequenas empresas.

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    1. Sobre a política de preços acredito que todas as empresas desenvolvedoras de software agem praticamente da mesma forma, incluindo SAP, Oracle, etc. Nesse quesito a única forma de baratear é ter uma maior acertividade no momento da contratação. Adiquirir licenças posterior sempre sai bem mais caro. Essa é a dica!

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  22. Olá Senhores
    Lí alguns comentários e concordo o despreparo de algumas consultorias. Nessa área existem muitos aventureiros que acham que conhece os softwares. Eu trabalho há mais de 20 anos com o sistema Protheus. Moro em Mogi das Cruzes- SP. Me coloco aqui à disposição dos senhores caso necessitem de um apoio, de suporte remoto quando os consultores daí não consiga resolver os seus problemas com o Protheus.
    vesciovrg@gmail.com
    (11) 99820-7470

    Abs

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    1. Vescio, que bom que concordas com minhas palavras, porém, atualmente não trabalho mais como gerente de TI, hoje presto apenas serviços através de consultorias nas empresas daqui. Agradeço sua disponibilidade e se aparecer algum cliente com problemas em Protheus buscarei ajuda com certeza. Até mais.

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